dest-1-en

Como membro fundador do Mercosul e, na última década, sua estabilidade política e econômica atraiu a atenção de investidores estrangeiros que procuram incorporar uma empresa e fazer negócios no Uruguai.

No Uruguai, o investimento direto estrangeiro (IED) atingiu níveis recordes, tornando o país um dos principais receptores de IED, em termos de PIB na América do Sul. Esse crescimento do investimento estrangeiro está associado às suas atraentes zonas francas, acordos de livre comércio, bem como sua participação no Mercosul, na ALADI e em outros blocos regionais.

Fazendo negócios no Uruguai

O país possui uma política pró-investimento que elimina restrições ao uso de capital estrangeiro, permitindo a livre circulação de capital e sigilo bancário.

Em setembro de 2019, a criação de uma nova entidade legal, a Sociedade Anónima Simplificada, ou SAS, buscou impulsionar os negócios no Uruguai. Essa nova estrutura minimiza os custos de incorporação, agiliza o processo de criação de empresas no Uruguai, promovendo o uso de plataformas digitais em todas as fases do processo e permite que empresas já incorporadas no país transformem sua entidade legal em um SAS.

dest-2-en

Leis que promovem negócios no Uruguai

O governo uruguaio está constantemente trabalhando na criação de novos incentivos para incentivar o investimento no país através de uma série de leis e reformas. Aqui estão algumas das leis mais importantes a serem lembradas ao fazer negócios no Uruguai:

Lei de Proteção e Promoção de Investimentos Nacionais e Estrangeiros

A Lei 16.906 foi aprovada em 1998 com o objetivo principal de proporcionar condições iguais para investidores nacionais e estrangeiros. Além disso, a lei declara que não há restrições à transferência de lucros para o exterior e uma série de incentivos fiscais são aplicados a investidores locais e estrangeiros.

Alguns dos incentivos fiscais mais atraentes para empresas que fazem negócios no Uruguai são:

• Isenção de Imposto de Renda sobre Atividades Econômicas (IRAE), se necessário especialmente exigidos na lei sejam atendidos
  • Isenção do imposto sobre a riqueza (IP) para obras civis com duração aproximada de 10 anos
  • Reembolso do imposto sobre valor através de certificados de crédito.

Regime Especial de Zonas Econômicas Livres

O Regime Especial de Zonas Econômicas Livres tem como objetivo principal promover investimentos, gerar emprego, promover atividades com alto conteúdo tecnológico e inovação e favorecer a inserção do país na dinâmica do comércio internacional de bens e serviços, entre outros.

Atualmente, o Uruguai possui 11 zonas econômicas livres, a maioria localizada na região metropolitana de Montevidéu. As empresas que se instalam nessas zonas do Uruguai têm uma isenção tributária quase absoluta, com a única exceção da contribuição da seguridade social para seus trabalhadores.

Bens, serviços, mercadorias e matérias-primas podem ser importados e exportados de e para as zonas econômicas livres isentas de qualquer imposto. Além disso, os processos de criação de negócios nessas zonas no Uruguai levam apenas 9 semanas.

Comparado a outras zonas econômicas livres do mundo, esse é um período de tempo altamente competitivo para a formação de uma empresa. Isso permite que você comece a negociar mais rapidamente no Uruguai.

Existem várias zonas especializadas e adequadas, oferecendo a mais recente tecnologia e a maior facilidade para a prestação de seus serviços.

Alguns dos mais conhecidos são:

• Zonamerica
  • Parque das Ciências
  • Zona Franca World Trade Center.
  • Aguada Park

Negócios e investimentos estrangeiros no setor de tecnologia

O Uruguai se tornou o primeiro país da América Latina a lançar a tecnologia 5G, aprimorando sua infraestrutura para fazer negócios no país.

A moderna infraestrutura tecnológica e mão de obra qualificada do Uruguai a posicionam como líder tecnológico na América Latina. Isso atraiu muitas empresas do setor de tecnologia para fazer negócios no Uruguai.

Um dos melhores exemplos de interesse multinacional estrangeiro no país é o Google, que em 2019 anunciou sua instalação no país com a construção de seu data center na zona econômica livre do Science Park.

Em abril de 2019, o Uruguai se tornou o primeiro país da América Latina a lançar a tecnologia 5G em seu território.

A implementação desta tecnologia é crucial para o desenvolvimento de inteligência artificial e gerenciamento de big data. Nesse sentido, é notável que o Uruguai esteja tomando a iniciativa para sua implementação.

As empresas de tecnologia interessadas em fazer negócios no Uruguai e em usar o país como plataforma para sua expansão global podem tirar proveito dos seguintes fatores:

• soluções de classe mundial
  • Start-ups e um ecossistema de empreendedorismo inovador
  • Talento comprometido, competitivo e altamente qualificado em STEM
  • Exportação de TIC 100% isenta de imposto de renda.

Dependendo das atividades realizadas pelas empresas de tecnologia, elas agora são elegíveis para certas isenções fiscais adicionais que sustentam seu crescimento, atraindo novas empresas para investir e fazer negócios no Uruguai.