O porto de Montevidéu ascendeu dois lugares (de 19 a 17) no ranking anual da Comisión Económica para Latinoamérica e Caribe (Cepal) pelo seu volume de movimentação de containers.

Durante o ano o passado Montevidéu teve uma boa movimentação enquanto piorava a dos países da região o qual justifica que Montevideo tenha hoje uma melhor colocação nesse ranking.

O volume que significou esse novo lugar no ranking de portos latino-americanos e do Caribe para Montevidéu foi um total anual de 888.119 TEU’s (unidade de medição standard equivalente a um container de 20 pés ou 6.25 metros) durante 2016.

Esse incremento nos movimentos de carga do porto de Montevidéu acontece num contexto de diminuição regional da atividade do 0,9 %, sendo um volume aproximado total de 47,5 milhões de TEU’s durante o ano passado.

Existe outro ranking que refere-se a conectividade do porto recentemente na Indonésia foi destacado o porto de Montevidéu pela sua labor desde o ano 2004 o qual demonstra uma melhora na conectividade com o resto da região tendo o porto de Montevideo como Hub Logístico Regional.

Este ranking apresenta nos primeiros cinco lugares os seguintes portos: 1.- Santos (Brasil); 2.- Colón (Panamá); 3.- Balboa (Panamá); 4.- Manzanillo (México) y 5.- Cartagena (Colômbia).

Fonte: Diário El Pais – Uruguay